
MISSÃO & HISTÓRIA.

Régis e Diza Gonzaga no Lançamento do Vida Urgente
Bar Opinião - Porto Alegre/RS
20 de Maio de 1996
A Fundação Thiago de Moraes Gonzaga é uma organização da sociedade civil que tem como missão a preservação da vida no trânsito.
Criada em 1996 pelo casal Regis e Diza Gonzaga, pais de Thiago, a quem Diza chamava de “pesquisador borboleta”, a Fundação tem no seu símbolo e em sua filosofia, a alegria, leveza e a força para multiplicar sua mensagem.
Reconhecida como uma organização capaz de influenciar nos processos de mobilização para a preservação da vida no trânsito, a Fundação possui uma atuação diversificada voltada:
-
à promoção do voluntariado e atuação em rede;
-
ao desenvolvimento de projetos e campanhas educativas e de conscientização;
-
ao apoio e assistência terapêutica às famílias que tiveram perdas no trânsito;
-
e à participação e influência em políticas públicas e legislação de trânsito e mobilidade.
Quem nos inspira
"Quanto tempo dura a vida? Há quem morra sem ter vivido. Há os que a experimentam aos goles e os que mergulham na experiência de estar aqui por um curto período, como meu filho Thiago.
Uma vida inteira teria sido pouco para ele que, com 18 anos, foi borboletear longe de nós. Mas sua existência vai além do acidente de carro que o levou na madrugada fria de 20 de maio de 1995."
Depoimento de sua mãe Diza Gonzaga
(Extraído do Livro Thiago Gonzaga - Histórias de Uma Vida Urgente)
Thiago de Moraes Gonzaga havia completado 18 anos uma semana antes da madrugada fria de 20 de maio de 1995. Ao voltar de uma festa, o carro em que estava de carona chocou-se contra um contêiner colocado irregularmente em uma avenida da cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

NOSSA ATUAÇÃO
NO BRASIL & NO MUNDO
.jpg)
Reconhecida internacionalmente, a Fundação é membro fundador da Federação Ibero-americana de Associações de Vítimas Contra a Violência Viária, é associada à Aliança Global de ONGs pela Segurança no Trânsito e ao Latin Ncap (Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e o Caribe).
Compõe a força tarefa de constituição da ONG Mundial YOURS (Youth for Road Safety) e é membro do conselho gestor da Coalizão da Juventude pela Segurança no Trânsito, ambas chanceladas pela
ONU/OMS. No Brasil, é uma das fundadoras da ABROT (Aliança Brasileira de Organizações da Sociedade Civil pela Vida no Trânsito).
Em 2009 (Moscou), 2015 (Brasília) e 2020 (Estocolmo) a convite da ONU (Organização Mundial de Saúde), participou ativamente das Conferências Globais de Segurança no Trânsito.
